quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Inauguração da Escultura de Homenagem aos Bombeiros Voluntários de Portimão

No próximo sábado, 18 de novembro, pelas 15h00, o Município de Portimão, na pessoa da Sra. Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, convidam a comunidade para a inauguração da escultura de homenagem aos Bombeiros Voluntários de Portimão que, pela mesma data, assinalam o 91.º aniversário da fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão.
A figura, em bronze, da autoria dos artistas Paula Hespanha e Manuel Pedro Ferreira Chaves foi concebida com o objetivo de proporcionar aos transeuntes múltiplas interpretações. Com a deslocação do observador em seu redor, a pé ou de carro, várias imagens podem ser pertinentemente sugeridas, desde duas asas a duas chamas, uma árvore ou duas mãos que se entreajudam. O monumento apela à tranquilidade, à paz e à missão e valores dos bombeiros. As “asas” de uma fénix, símbolo associado à missão dos “soldados da paz”, é, deste modo, ressaltado nesta escultura que pretende homenagear os Bombeiros Voluntários de Portimão, num monumento que vai ficar instalado na rotunda construída em frente ao Mercado de Portimão, projetada para o entroncamento entre a Av. Dr. Francisco Sá Carneiro e a Av. S. João de Deus, a poucas dezenas de metros do quartel da corporação.

Os Bombeiros Voluntários de Portimão têm, em média, cerca de 13 mil solicitações por ano, sendo que, em 2016, 4799 dessas solicitações foram ocorrências de emergência de pré-hospitalar, 200 acidentes rodoviários e 79 incêndios urbanos, demonstrando bem, estes números, a atividade e abrangência deste organismo ao nível não só da prevenção e combate a incêndios, mas igualmente ao nível da proteção civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário