segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Sismo com epicentro em Arraiolos foi sentido em Portimão

O sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter ocorrido hoje, com epicentro a cerca de seis quilómetros de Arraiolos, no distrito de Évora, não causou danos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Num novo comunicado, enviado às 12h10 de hoje, o IPMA informou que o sismo foi registado nas estações da rede Sísmica do Continente às 11h51 e teve epicentro a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, no distrito de Évora.

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas", afirmou o IPMA, realçando que poderão ser emitidos novos comunicados se a situação o justificar.

Num primeiro comunicado, o IPMA tinha indicado que o epicentro deste sismo se localizou a cerca de oito quilómetros de Arraiolos.

O Instituto recorda que a localização do epicentro de um sismo "é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas", lembrando que "agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes".

"Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação", acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário